domingo, 11 de abril de 2010

As maravilhas do webjornalismo

Cada vez está mais fácil acessar alguma notícia, ter conhecimentos sobre determinado assunto, etc. É certo que quando estamos precisando pesquisar algo corremos direto para a internet, a fonte de informação mais extensa do mundo atual.
Tudo isso devemos graças ao Webjornalismo, que de uns tempos para cá vem se modernizando de forma assustadora. Não são simples textos escritos por alguém que estão disponíveis nessa rede. São noticias, acontecimentos, fatos, tudo o que ocorre na atualidade. A todo momento essas notícias são atualizadas, não são iguais aos jornais impressos ou telejornais que devemos esperar a próxima edição para ver as novidades, podemos ver tudo o que ocorre no mundo todo a todo minuto.
Na minha opinião o Webjornalismo é maravilhoso, nunca estivemos tão conectados com o mundo. Com ele podemos interagir com quem produz os textos (interatividade), podemos passar rapidamente de uma notícia para outra através dos links disponíveis (hipertextualidade), podemos fazer a escolha do que queremos ler, o que nos interessa (customização do conteúdo), e além de tudo não precisamos nos preocupar com o local onde guardaremos as notícias, pois a web tem espaço pra todas elas e muito mais (memória).
Tem quem diga que no Webjornalismo todo mundo escreve o que quer, e todos podem noticiar fatos que viram, assim o Jornalista perderia a sua função. Não acho que seja o caso, os jornalistas são especializados para observar o mundo que os rodeia e divulgar esses fatos, via internet ou não, e não são todos que conseguem perceber o que acontece verdadeiramente, não olham todos os lados da história para poder conta-lá.
Também acredito que o Webjornalismo não vai tomar o lugar dos Jornais impressos, pois querendo ou não ainda não são todos que tem acesso frequente a internet, sempre vai ter gente nas bancas comprando os jornais pela manhã.
Para concluir só posso dizer que o Webjornalismo está presente intensamente em nossas vidas e esse seu estágio avançado serve para que fiquemos conectados com o nosso planeta. Ele é portanto essencial para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário